Visitante número:

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Düsseldorf: Südpark e um pouco da Altstadt!



Rio Reno.
Prefeitura de Düsseldorf.
Já faz 6 meses que moro em Düsseldorf e ainda não escrevi sobre minha própria cidade! Explico: todos os meus posts sobre os outros lugares que visitei são superficiais, cidades que passei e tirei algumas fotos e paguei de guia turística, mas achei um pouco falta de respeito apresentar uma cidade tão linda (sim, eu adoro morar em Düsseldorf!) de forma tão pobre. Mas sempre tive em mente escrever não um, mas vários posts de vários cantinhos que me encantam na cidade.
Ainda tenho muito o que conhecer por aqui, mas pelo menos já conheço os principais lugares no centro histórico, alguns barzinhos, um pouco da vida noturna, vários pores do sol maravilhosos sentada beira rio... aliás, o que não falta é o que fazer na cidade! Pode ser qualquer dia da semana, ao passear pelo centro histórico você sempre vai ver MUITA gente! Turistas e locais caminhando pela Königsalle, lotando todos os bares tomando uma boa alt bier (cerveja local) ou mesmo sentados próximo ao rio com suas bebidas! E se quiser, toda semana você encontra algum evento cultural bacana, seja uma noite no museu (com entrada única para vários dos museus da cidade), festas culturais de algum país com comida, música, dança, etc. típicas, enfim, só fica em casa quem quer! É tipo uma SP, mas beeeeem melhor! Desculpa família, mas aqui eu saio com sistema público de transporte e posso voltar hora que eu quiser pra casa sem me preocupar em ser assaltada. E o sistema de transporte é TOP, funciona 24 horas não apenas aqui mas em todo estado. Aqui tem um mapa do transporte público pra vocês terem uma ideia (tenho um colado na minha porta!): preto e branco são as linhas de S-Bahn que são os “trens lentos”, U-Bahn são os metrôs e Straβe-Bahn são os trens “de rua”, ou os famosos "bondinhos". Ah, sem contar linha de ônibus!
Bom, quem vem para Düsseldorf com pouco tempo, não pode de jeito nenhum deixar de conhecer os lugares que citei: centro histórico (Altstadt) e Königsalle (rua famosa com diversas lojas de grife). Claro, precisa tomar a cerveja local (que eu particularmente não gosto, mas tem que experimentar) e caminhar perto do rio.

Canal da Königsalle
Com alguns dias mais, tem vários parques, museus e castelos não apenas em Düsseldorf quanto na região, e hoje vou falar especificamente do Südpark, o maior parque da cidade que tem apenas 70 hectares, é enorme, mas um baby comparado com os 307 hectares do Ibirapuera. É mega fácil chegar nele, são 2 estações de S-Bahn perto (Volksgarten e Friedrichstadt) e uma estação de metrô (Volksgarten). Logo na entrada do parque tem o “Zeitfeld”, tipo um "campo das horas", uma obra de arte de Klaus Rinke.

Zeitfeld.
São vários lagos em todo o parque com variedade de patos, cisnes e gansos, além de grandes espaços gramados com pessoal fazendo piquenique, churrasco ou simplesmente aproveitando os últimos dias de sol! No horizonte do primeiro lago é possível ver a Rheinturm (torre de telecomunicações), um dos cartões postais da cidade!

Alimentando as aves.
Lago com vista da Rheinturm.
Quem disse que é só no Brasil que tem farofeiro?!
Últimos dias de sol...
No centro do parque tem vários jardins temáticos com flores, plantas exóticas e mais mini lagos para apreciar e brincar de tirar fotos. Até enfim chegar ao final com o lago maior e uma mini fazendinha com animais para passar a mão e alimentar (precisa comprar a comida certa lá no parque, é proibido dar alimento próprio).

Jardins do Südpark.
Apreciando as flores...
Abelhas fazendo seu trabalho!
No meio dos bambus, sobre o lago.
Atenção: proibido nadar!
Olha o tamanho desse bacon!!
Depois de alguns segundos de medo...


Nenhum comentário:

Postar um comentário