Visitante número:

sexta-feira, 11 de abril de 2014

"Burocracia" deveria se chamar "Alemanha"

Pois é, já tinham me avisado, mas pensei: "no Brasil também tem um monte e sobrevivi"... o problema é: aqui NÃO EXISTE JEITINHO BRASILEIRO, ou seja, ninguém vai te fazer um favor e depois você traz algo que ficou devendo. Não, um passo de cada vez. 
No segundo dia de Alemanha eu já tive uma reunião com minha orientadora, como ela estará de férias nas próximas duas semanas, ela me deixou a vontade nesse período para resolver tudo o que eu precisasse. Pensei comigo, que exagero, daqui uns dias já estará tudo resolvido. #sqn
Passaram-se 5 dias e já começo a ficar preocupada se tudo estará resolvido até ela voltar. Basicamente preciso me matricular na universidade (o que na verdade não é uma necessidade para o instituto, por isso posso começar minha pesquisa ainda que não tenha vínculo com a universidade em si, porém é uma necessidade para o visto), me registrar na prefeitura da cidade (autorização para residência), abrir uma conta bancária (para futuros depósitos da bolsa) e fazer um seguro-saúde (também necessária para que eu receba os futuros depósitos da bolsa).
Comecei pelo óbvio: me matriculando na universidade. Mas não é assim tão simples! Eu preciso ser convidada para a matrícula, e para que eu seja convidada, precisei ir atrás de muitos outros documentos e informações que não tinha a menor ideia de que eram importantes, como minhas notas médias do ensino fundamental e ensino médio; ou mesmo uma carta de motivação sobre minha escolha pela universidade... oi? Pois é, depois de 2 dias eu consegui reunir mais ou menos o básico e acho que enviei a documentação toda. Quis saber se receberam toda a documentação e se estava ok e fui orientada a ligar na quarta-feira ou quinta-feira que vem para poder obter essa informação (?). Agora é esperar pelo dia certo para ligar, e, se tudo estiver correto, posso aguardar a tal carta e finalmente fazer a matrícula, pagar as taxas escolares e finalmente pegar minha carteirinha de estudante a qual me dará desconto no restaurante universitário e mesmo me dar direito de andar de trem/metrô/ônibus em todo o estado "de grátis"!!
Já para o instituto, ainda precisei passar por uma consulta médica e fazer alguns exames de rotina (sangue/urina) para poder ter o seguro interno (o que não tem nada a ver com o outro seguro que preciso contratar). Claro que no dia em que estava lá para isso não pude ir, porque o atendimento livre é somente pela manhã, se eu quisesse ir à tarde, precisaria marcar uma consulta (daí já era tarde para fazer o agendamento). Eu já fui, mas não estava "preparada" para um dos exames e vou precisar voltar semana que vem.
Bom, isso tudo sem contar que o campus é enorme, e cada coisa é em um prédio diferente, nem preciso falar que fiquei perdida diversas vezes, certo? Ah, e também tive ajuda de um colega do laboratório e do meu namorado, mas tornou as coisas um pouco piores, eles sabem falar inglês, mas se puderem falar alemão, eles preferem me ignorar e explicar para a pessoa que fala alemão, lógico!!
Enfim, antes de enviar a tal documentação correta, fui informada ainda que precisaria contratar o seguro-saúde para a matrícula (o que eu achei que fosse fazer de cara, por isso fiquei apavorada) e fui no mesmo dia em 4 empresas diferentes. A primeira era estatal, e calculou de acordo com minha renda, um cálculo absurdo, uma vez que ficou muito mais caro que eu poderia pagar. A segunda ficou de dar uma resposta depois, porque não sabia se eu me encaixava nos quesitos para ser assegurada, como não senti firmeza fui na terceira, que nem me recebeu porque sou estudante, e estudante não tem renda, nem adiantou falar que eu tinha bolsa. E a última não quis fazer um seguro para estudante enquanto eu não estivesse matriculada na universidade. Por fim, descobri umas empresas que fazem tudo direto pela internet e são específicas para estudantes, porém, para pagar a anuidade somente com transação de banco (lembra que ainda não tenho uma conta bancária aqui?). Só para constar, recebi a ligação da segunda seguradora, e não fui aceita! Aí eu desisti (por ora).
Bom, as outras coisas eu nem fui atrás, porque para pedir permissão de residência para estudante preciso provar que sou estudante (ou seja, somente depois da matrícula) e para abrir a tal conta no banco, somente depois que eu tiver permissão de residência, claro!! Resumindo a história, desde que eu cheguei eu ainda não parei, mas posso dizer que até agora não fiz absolutamente NADA. E continua.....

4 comentários:

  1. Li, vai dar tudo certo. Agora deve estar sendo bem estressante não conseguir resolver tudo numa tacada só, mas depois que as coisas de resolverem você dará risada de tudo isso.

    Um grande beijo com gostinho de Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh eu sei que sim, mas realmente a gente chega numa ansiedade só pra resolver tudo o mais rápido possível, mas infelizmente aqui é um passo de cada vez seguindo regra por regra!! hahaha
      Beijos sabor Alemanha!! ;)

      Excluir
  2. Boa sorte, querida... Estou torcendo para que dê tudo certo o mais rápido possível!!
    Que Deus te guarde e te proteja!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Vai dar tudo certo, tenho certeza, é só minha ansiedade querendo tudo rápido demais!!
      Beijos!!

      Excluir