Visitante número:

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Pontualidade Alemã

Faz pouco mais de um mês que estou morando na Alemanha e, claro, as primeiras coisas que nos acostumamos são as boas. Há um mundo a parte da burocracia chamado pontualidade e, acreditem, é muito mais famosa que a dos ingleses!  
Moro em uma cidade diferente da que estudo por opção (e economia), além de várias outras facilidades, mas pra isso preciso pegar um trem que leva 1h15 para chegar ao meu destino, então todos os dias às 7:22 ele está saindo da estação, 2-5 minutinhos antes (pelo menos) lá está ele, e não espera nada além disso.
Em qualquer lugar que você pegue os trens, S-Bahns, metrôs ou ônibus você sempre pode procurar pelo cartaz com todos os horários de saída da estação e mesmo o tempo necessário para chegar à estação desejada, e ainda na maior parte dos lugares tem um poste luminoso com o nome dos próximos transportes que vão chegar, quanto tempo falta (em contagem regressiva) e caso estejam atrasados, aparece na frente quantos minutos.
Aqui até mesmo os pontos de ônibus têm nome próprio, ou do bairro ou de alguma rua ou local próximo (como os metrôs e trens), o que facilita bastante pra procurar se aquele ônibus vai para o destino desejado. Então é só conferir quais os ônibus estão indo para o seu destino, checar o horário e ver qual deles vai passar primeiro! (Isso tudo no próprio ponto de ônibus, caso tenha acesso ao site, pode mesmo ver quanto tempo demora o percurso do ponto em que você está para o ponto de destino).
Mas claro que esse mundinho não é perfeito e cor-de-rosa quanto vocês estão imaginando! Acontecem sim alguns imprevistos, ainda que demorem certo tempo (No meu caso, basicamente 30 dias). Eu tive a felicidade de chegar em casa apenas 4 horas além da 1 hora e meia esperada, claro que pra desgraça ser completa foi num dia frio e chuvoso e com todo mundo falando alemão!! Hahaha, e eu desesperada pedindo informações em inglês... mas quando contei sobre o caso no trabalho dia seguinte com tamanha frustração por acreditar que os trens aqui eram perfeitos já me avisaram: situações como essa acontecem de tempo em tempo e ainda riram da minha ingenuidade. O problema maior é que o país inteiro confia nos trens, chegando a um ponto que não existia nem ao menos um ônibus para poder chegar ao destino final, sendo preciso então as pessoas se juntar para dividir o taxi!
Enfim, ainda que tenha falhas, para a visão de um brasileiro, podemos dizer que apesar de tudo é um sistema super mega excelente de transporte, claro que para os alemães tudo pode melhorar (e eles reclamam MESMO!), e por isso ficam extremamente irritados quando algo atrasa, pior ainda se eles estiverem pagando por isso (e não digo passagem, mas principalmente os impostos, ou seja, se é algo que depende do dinheiro público, deve no mínimo funcionar perfeitamente).
Na verdade, se quiser causar a fúria em um alemão eu diria que já conheço dois caminhos que é sucesso total: não respeitar as regras locais e se atrasar. Isso inclui atravessar a rua fora da faixa de pedestres ou no vermelho, por exemplo, e correr o risco de levar uma bronca de uma senhorinha durante a aventura! E atrasos não são tolerados, a não ser que o atraso seja pra sair com seu namorado alemão, geralmente eles são pacientes (e fofos!), mas se você marcou com outro casal ou tem alguma reserva ou qualquer coisa relacionada com cumprir regra ou horário, eu diria para não se atrasar a não ser que queira ouvir um alemão (ou vários) resmungando a noite toda.
Já no trabalho, com um chefe alemão, eu não ousaria chegar atrasada, por isso entro em pânico quando alguma coisa não funciona e confesso que já vivo de horário, e adoro quando tudo sai como planejado. Existe até um aplicativo (DB Navigator) que você coloca, por exemplo, horário que precisa chegar em tal lugar e ele te dá todas as opções e conexões para chegar a tempo. E você chega exatamente no horário estipulado! É pra qualquer paulistano acreditar que está no paraíso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário