Visitante número:

sábado, 7 de junho de 2014

2 meses em terras germânicas!!

Quando eu finalmente me decidi que viria para a Alemanha fazer meu doutorado, comecei a procurar blogs e documentos sobre o povo alemão. Eu já namorava um alemão há mais de um ano, já tinha vindo para a Alemanha e conhecido alguns dos amigos do meu namorado, mas queria ter uma segunda opinião, mais científica, afinal, uma coisa era ser apresentada dentro do grupo, outra completamente diferente é chegar de para-quedas em um lugar novo!
Em geral, sempre li do mesmo: os alemães são frios. Os alemães são críticos. Os alemães são fechados. Enfim. Quanto ao frio eu diria que a expressão correta seria “a Alemanha é fria”. Estamos na transição primavera-verão e hoje, depois de 2 meses, consegui usar blusinha sem um casaco (mas com ele nos braços, claro) pela primeira vez.
Os alemães? São puramente educados, gentis e preocupados em não desagradar. Eu li uma vez que quando comparamos uma mãe alemã e outra brasileira com seus filhos brincando no quintal e as crianças começam a gritar, a mãe brasileira falaria para seu filho imediatamente: “pare de gritar, pois você está me incomodando!”, enquanto a mãe alemã falaria: “pare de gritar, pois você está incomodando os vizinhos”.
Nunca li descrição mais perfeita. Eles realmente têm esse senso de comunidade, escutar um funk no último volume pelo seu aparelho celular ou rádio portátil no transporte coletivo, por exemplo, está fora de cogitação.
Quando fazemos nossos almoços com várias pessoas em casa, cada um se serve e começa a comer, certo? Certo! Aí no Brasil. Aqui a resposta seria: errado! Todos se servem, e quando o último estiver pronto para comer, dizemos “Guten Appetit” e aí sim, podemos comer. Para um povo frio e mal educado, uma surpresa e tanto!
Meu nível de alemão é A0-A1. Como já escrevi aqui, a Alemanha é extremamente burocrática, por isso não pude participar do curso de alemão nesse semestre, pois perdi o período de inscrição, e as aulas nem tinham começado. Ainda assim, todos os dias, entre 2-3 horas, tenho estudado o idioma, preferencialmente de manhã, e todos querem saber meu progresso, corrigem pronúncia e ensinam alguma coisa extra durante o almoço. E eu achando que aqui só teria pessoas completamente indiferentes.
Quanto ao crítico, é verdade. Mas eu vim preparada para escutar críticas e críticas sem nenhum feedback positivo e patadas de diversas formas. Pisei tanto em ovos no início e por fim acabei me surpreendendo com opiniões me dando direcionamentos, com discurso claro, direto e principalmente interessado.
Escutei ainda muitas vezes que seria difícil fazer novas amizades, pois eles são completamente fechados. Claro, pode ser que dei “sorte” de entrar para um grupo de trabalho muito bacana, e sim, eles são mais reservados e seletivos, mas não significa que são inacessíveis.
Sinceramente, eu acredito que precisamos perder essa mania de estereótipos, independente se você está indo morar em outro país ou mesmo visitando. E claro, não é porque você teve o azar de conhecer um alemão mal educado que o resto da Alemanha é mal educada. Como no Brasil, na França, na Inglaterra e no mundo todo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário