Visitante número:

terça-feira, 10 de junho de 2014

Birlikte Zusammenstehen

Resumindo a história: um grupo neonazista da Alemanha que se auto intitulou: “NSU” (Nationalsozialistischer Untergrund, em português: Clandestinidade Nacional-Socialista) mataram entre os anos de 2000 e 2007 dez pessoas, entre elas oito turcos, um grego e uma policial. A polícia alemã ainda estava investigando os crimes (que até então não haviam sido conectados entre si), até que dois neo-nazistas que estavam desaparecidos desde o final dos anos 90, cometerem suicídio após assalto em banco. No mesmo dia, a casa que ambos habitavam juntamente com uma mulher chamada Beate Zchäpe foi destruída por uma explosão. Entre as ruínas, policiais encontraram vídeos macabros onde o grupo reivindicava a autoria pelos crimes cometidos.
A motivação para os crimes foram, portanto, xenofobia e racismo. A própria polícia anteriormente acreditava que os crimes tinham sido por motivos de máfia turca, como se fosse um “acerto de contas”, e quando o verdadeiro motivo foi descoberto, lamentaram por talvez terem sido levados também pelo preconceito e não ter dado apoio para a família das vítimas. Angela Merkel também pediu perdão à família das vítimas, disse sentir “vergonha e luto” durante uma cerimônia realizada em 2012 em Berlin.
Além das pessoas mortas, houve diversos outros ataques pelo grupo NSU. Em 2004, o grupo neo-nazista detonou uma bomba de pregos no centro de Colônia (Keupstraße) que deixou 22 pessoas feridas, 4 em estado grave. A bomba foi projetada pelo grupo para “rasgar” dezenas de pessoas a morte pelos pregos.
Por ser uma região densa de restaurantes e lojas turcas, a polícia também tratou o caso como “conflitos internos”. Após a descoberta do grupo neonazista e então atribuição dos crimes, a população alemã ficou em choque.
Para lembrar as vítimas do terror neonazista, foi criado então o evento: “Birlikte Zusammenstehen” (7-8-9 de junho/2014) para, muito além de um minuto de silêncio pelas vítimas, debater sobre o assunto e celebrar com um festival de arte e cultura em sinal de clara solidariedade. Contra o neonazismo, racismo e exclusão. Por uma sociedade justa e solidária. “Wir alle, gemeinsam, zusammen, nur das kann die Lösung sein“ – “todos nós, juntos, só isso pode ser a solução“.

Keupstraße

A Keupstraße está em toda parte!

Várias faixas contra o neonazismo

Foto relembrando do ataque neonazista com a bomba de pregos

Discurso do Presidente Joachim Gauck

E a gente marcando presença! :)






Nenhum comentário:

Postar um comentário