Visitante número:

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Amigos brasileiros, só no Brasil!



Todo mundo que teve a oportunidade de morar no exterior um dia já pensou o seguinte: "não vou fazer amigos brasileiros para mergulhar na cultura local e aprender o idioma o quanto antes for possível", ou ao menos ouviu alguém dando tal instrução. Eu pelo menos pensei exatamente assim. Confesso que mesmo quando viajo e escuto brasileiros na rua não dou uma de louca e puxo assunto só pra poder falar português, afinal, a passagem de volta para o Brasil está comprada, e então a oportunidade de praticar o inglês-espanhol-francês-mandarin-whatever e de conhecer pessoas novas do país visitado ou de outros países, perdida. E foi com essa mentalidade que conheci meu namorado alemão enquanto estava nos EUA. Além de um espanhol, uma canadense, duas suiças... e uma brasileira! Claro, os brasileiros hoje em dia estamos proliferados no mundo, não disse que me proibo de conversar com brasileiros, mas acho bacana e agrega poder abrir um pouco o círculo e trocar experiências.

Fonte: Google Images

Quando estava com tudo pronto pra me mudar para a Alemanha, eu não estava pensando muito diferente, mas o pensamento não durou nem uma semana! Eu não sabia absolutamente nada em alemão (não que hoje eu saiba muita coisa...), sofria cada vez que ia no mercado e não sabia o que comprar para o almoço. E quando precisava de algum produto de limpeza então?! Claro que eu poderia optar por passar por tudo sozinha, errar até aprender, mas se tantas pessoas já passaram pela mesmissima situação, por que não me aproveitar da experiência alheia?
E então comecei a entrar em alguns grupos "de apoio" de brasileiros morando na Alemanha, outros somente de brasileiras (com assuntos de mulherzinha...), e como não tinha um específico para a cidade que estou morando, criei eu mesma um. E foram neles que descobri onde comprar leite condensado, feijão, polvilho, farinha de mandioca ou mesmo receitas que variam de pão de queijo a feijoada, com ingredientes já traduzidos para o alemão. Por fim, eu lamentei e muito por ter demorado tanto para entrar nos grupos, uma vez que poderia ter tido todas as informações necessárias e evitado tanto peso de coisas que trouxe do Brasil sem nenhuma necessidade!

Fonte: Google Images

E ainda vai muito além de informações básicas e traduções, apesar de muitos que estão no Brasil acreditar que a vida dos brasileiros no exterior é perfeita, não imagina o perrengue até descobrir tudo que precisa (e a gente nunca sabe tudo), aprender a língua, se adaptar a nova rotina, nova cultura, e quando parece que está tudo bem, vem aquela crise de saudades que só quem está vivendo a mesma situação consegue entender.
Até eu entrar nos grupos, também tive a doce ilusão que eu era a única brasileira namorando um alemão. Na verdade, enquanto ainda estava no Brasil, tantas pessoas me fizeram acreditar que meu relacionamento era uma bizarrice que nem imaginei que poderia encontrar pessoas no mesmo barco. Pasmem, só no facebook tem um grupo de 890 mulheres brasileiras casadas com estrangeiros. E também tem quase 4 mil mulheres brasileiras na Alemanha, e vive rolando tópicos sobre documentação de visto e casamento.
Tem os grupos mais sérios e tem os grupos mais leves, gosto de todos, alguns são tão mortos que nem sei porque existem, desses eu não gosto. Os  mais sérios chegam até a ser chatos de tantas regras, mas neles tem documentos preciosos sobre toda burocracia alemã para brasileiros, dicas, vagas de empregos, médicos e dentistas que falem português, etc. e outros com posts sobre tudo, mas eu pelo menos vejo que o principal nesses é realmente a integração de pessoas que estão vivendo a mesma situação, que se possa falar de tudo, trocar experiências, desabafar, lembrar das comidas típicas da região de cada uma no Brasil, e por aí vai...
Por fim a gente cria laços com tantos estranhos que não precisam especificamente fazer parte da sua lista de amigos, mas que estão lá, sempre comentando em todos os tópicos e sem querer contamos um pouco da nossa história, escutamos um pouco outras e traz um sentimento bom de não estarmos sozinhos. Claro que é preciso saber filtrar, tem pessoas que logo de cara já aparece com uma nuvem negra que ultrapassa barreira virtual de tanta negatividade, ou porque tudo da Alemanha não presta, os alemães são todos nazis e que se pudesse (?) voltaria para o Brasil ou que tudo no Brasil não presta e por sorte se sente mais alemã(o) que brasileiro (?) e não tem paciência para se envolver mais com assuntos e pessoas do terceiro mundo.
O que importa é que graças a esses vários brasileiros que eu rejeitei antes mesmo de conhecer que me fortaleço a cada dia. Saber que apesar todas as dificuldades, é possível se apaixonar a cada dia mais pelo lugar em que se está morando sem deixar de amar de coração nosso Brasil. E é uma delícia poder fazer encontros e sentar todo mundo numa roda e falar português pra variar um pouco, dar beijo no rosto para cumprimentar e um abraço para se despedir. Falar alto (e sem parar) sem se preocupar nas pessoas em volta encarando. Reparar nas mesmas coisas e hábitos estranhos, comentar sobre o assunto e rir!
E no fim saber que podemos contar um com o outro, afinal está na essência do brasileiro a leveza, alegria e solidariedade para ajudar. Claro que é importante conhecer também nativos, se enturmar, praticar o idioma, se envolver com a cultura... ainda não tive oportunidade de me envolver com alemães além do trabalho, mas tenho certeza que é totalmente possível fazer amizade com eles, digo mais, uma vez que se conquista um alemão, eu diria que se tem um amigo para vida toda. Mas quando te der saudades do calor humano da nossa terrinha, só mesmo um bom amigo brasileiro pra suprir e te aquecer desse inverno europeu!!

Fonte: Google Images

4 comentários:

  1. Olá Ligia!! Encontrei teu blog hoje e com esse post!!
    Acabei de chegar na Alemanha (há 3 meses) e mesmo tendo o mesmo pensamento inicial que voce, quando cheguei aqui, fiquei pra conhecer algum brasileiro, poder conversar... Eu passo a maior parte do tempo sozinha com meus dois Babys, enquanto o marido trabalha.
    Ontem tive um primeiro encontro com algumas brasileiras e (nossa!!) foi ótimo!!
    Agora vou estar sempre por aqui, acompanhando teu blog!
    bjos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Herica, desculpe demorar tanto para responder, não sei porque, mas sua msg foi parar no spam!! Onde você está morando? Estamos aqui basicamente o mesmo tempo, fiz 4 meses agora em agosto!! E realmente, esses encontros são uma delícia!! Boa sorte pra você com os babies!! E não fica em casa não, aproveita pra sair com eles, ir aos parques e deixar eles brincarem mais ao ar livre (costume que infelizmente ainda não temos no Brasil). Bjão!!!

      Excluir
  2. Oi Lígia! Sempre um prazer visitar seu cantinho e acompanhar suas "aventuras e "descobertas" em terras distantes. Parabéns. Bjus

    ResponderExcluir