Visitante número:

sábado, 26 de julho de 2014

Eau de Cologne

Quantas vezes você já não leu “eau de Cologne” no seu perfume? E já se perguntou de onde essa palavra veio? Bom, parece óbvio: da França, #sóquenão. Sabe de onde ela vem? De Colônia! Sim, pasmem, o primeiro perfume do mundo é de origem alemã e não francesa!!
Se você mora na Alemanha ou já sabia da história pode fechar o blog, mas eu não sabia e vou documentar aqui também!! Tudo começou na Casa Farina. O nome dele era Giovanni Maria Farina (1685-1766), um italiano que morava aqui na Alemanha, e ele criou uma fragrância a qual ele deu o nome de Eau de Cologne (Água de Colônia), tornando na época a cidade de Colônia internacionalmente conhecida como a cidade do perfume.

Eau de Cologne Farina. Fonte: Google Images

E por que Eau de Cologne e não Kölnisch Wasser? Porque naquela época o idioma usado tanto no comércio quanto falado pelos nobres era o francês. Isso tudo foi no ano de 1714, cem anos antes de os franceses conquistarem a cidade e muito antes da famosa Catedral ter sido concluída.
Dizem que muitos já tentaram copiar esse perfume, porém até hoje ninguém conseguiu. Giovanni Maria Farina, considerado “Pai da Perfumaria Moderna” foi homenageado pela cidade, e sua escultura de pedra está na torre histórica da Prefeitura de Colônia.
Sua lista de clientes é longa e nobre. Entre alguns conhecidos estão: Napoleão Bonaparte (1804); Dom João VI, Rei de Portugal (1818); Dom Pedro I, Imperador do Brasil (1822); Heinrich Heine (1824); Rei Ludwig II de Bayern (1872); Princesa Diana (1999); Bill Clinton (2000). Lá na casa Farina, você pode ver esses e muitos outros nomes de clientes numa lista gigantesca na parede!
Hoje em dia, a oitava geração da Família Farina ainda produz o mesmo perfume e estão no mesmo endereço desde 1723. A loja abre de segunda a sábado das 10:00 e 16:00 e no domingo entre 11:00 e 16:00 e fica na Obenmarspforten 21. Para quem quiser saber mais, é possível visitar o Museu do Perfume  na Casa Farina com tour guiado, custa apenas cinco euros!

Casa Farina. Fonte: Google Images

E daí tem a história do tal Wilhelm Mülhens, que criou sua própria Água de Colônia em 1792. Ele comprou direitos autorais para vender sua fragrância como Farina, também em Colônia, de um suposto membro da família Farina na Itália, que na verdade se aproveitou do sobrenome para ganhar dinheiro. Mais tarde a Família Farina entra em briga judicial e Mülhens adota então o nome 4711 como marca dos seus perfumes, número da casa onde morava em Colônia.

Eau de Cologne 4711. Fonte: Google Images

Em 1943, juntamente com mais de 80% da cidade de Colônia, a casa 4711 foi destruída e, em 1964, foi re-inaugurada na Glockengasse 4, onde permanece até hoje. A loja abre de segunda à sexta das 9:30 às 18:30 e sábado das 9:30 às 18:00.

Casa 4711. Fonte: Google Images

Mülhens conquistou fama mundial e é possível adquirir produtos ou saber mais no site e mesmo na loja em Colônia. Eles possuem museu próprio com a história do perfume 4711, com visitas guiadas (em alemão) nos sábados às 13h até 14h e a entrada custa também cinco euros por pessoa. Lembrando que em ambos, caso você não fale alemão, você precisa enviar um e-mail ou preencher formulário nos sites com antecedência agendando sua visita em outra língua.
Eu particularmente não fui em nenhum dos museus, e como era um domingo, só consegui visitar a Casa Farina, já que a Casa 4711 estava fechada. E apesar de parecer valer a pena, eu não sabia sobre o tal registro e não quis arriscar quase 1 hora de explicações em alemão. Quem sabe mais pra frente?! Mas só a loja em si já é bem interessante, as funcionárias são bem informadas e tiram todas as dúvidas dos turistas.


Fonte: folder adquirido na Casa Farina e sites oficiais da Casa Farina e Casa 4711.

Nenhum comentário:

Postar um comentário