Visitante número:

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Festa de Verão!

Quando ainda estava no mestrado no Brasil, ouvia regularmente dos professores doutores a importância da interdisciplinaridade. O meu programa era interdisciplinar, pelo menos teoricamente, mas na prática estou vivendo essa interdisciplinaridade pela primeira vez e finalmente entendo sua importância. Aqui na Alemanha estudo/trabalho no Helmholtz-Institut, e só dentro do nosso (sub)grupo temos engenheiros, físicos, matemáticos, fisioterapeutas e biólogos. Isso sem contar que trabalhamos diretamente com alguns médicos da Uniklinik, ou seja, os "problemas" são vistos e analisados por diversos ângulos, trazendo soluções muito mais amplas e, consequentemente, muito mais benéficas para os pacientes.
Faz quase quatro meses que estou aqui e tenho que admitir que não conhecia muita gente além do meu próprio (sub)grupo, apesar de trabalhar em um prédio razoavelmente grande, nunca tinha me atentado para o quão grande o instituto realmente é! Faz algumas semanas recebemos um e-mail com o convite para a Sommerfest (Festa de Verão) para integração dos grupos, com almoço e brincadeiras. Pensei comigo, festa de alemão do trabalho com brincadeiras? Super! (irônico).
Confesso que fui surpreendida.... primeiro: com o clima! Depois de vários dias nublados, o dia estava realmente quente e ensolarado como o verão tem que ser. Em segundo com o almoço: para beber tinha refrigerante normal e light, água com gás, sucos e CERVEJA, à vontade. O cardápio do almoço era salada, pães e molhos a vontade e no buffet quente tinha lagarto ao molho madeira, frango com molho vermelho e peixe com molho branco, além de arroz branco, batatas em conserva, batatas gratinadas com molho, batata frita, batata assada, purê de batata e uma lasanha vegetariana. Ah, teve sobremesa! Mini bolos e frutas. Vale a pena ressaltar que a fila da salada e do pão estava maior que a do buffet quente. E que as frutas acabaram e os bolos continuaram lá pra sempre!! E eu como uma boa gordinha fiquei feliz, claro!!

Cerveja para os estrangeiros e cola light para a alemã!

E por fim, as brincadeiras foram surpreendentemente divertidas!! Estamos divididos em sete diferentes grupos dentro do instituto, e cada grupo possui em média quatro subgrupos, cada um com seu próprio laboratório, projetos e orientador. Para a brincadeira, cada subgrupo cedeu um representante para montar uma apresentação geral do grupo com 10 slides, que na verdade resultaram em apresentações um pouco além do trabalho que realmente fazemos. Porém, as apresentações foram sorteadas e cada grupo apresentou um outro grupo, sem ter visto os slides anteriormente. Teve quem apresentou em alemão, dialetos da região, inglês, espanhol e francês. Teve engenheiros explicando como funciona o coração e o sistema neuromuscular, biólogos explicando fórmulas complexas da engenharia e programação de robôs e ainda físicos explicando como funciona a reprodução humana, com direito a slides explicando como você deve evitar ou mesmo "fazer" filhos. Sim, brincadeira mega-super-extra nerd, mas rendeu boas risadas, enquanto a cerveja continuava rolando solta!

Slide sacanagem mega específico de cardio para o pessoal da engenharia explicar!

Após apresentações, começou um jogo meio similar à imagem e ação, mas aí eles me perderam porque as palavras eram em alemão, e como todos sabem, meu nível de alemão é lamentável para permanecer em algum local por livre e espontânea vontade com cara de paisagem... mas todos pareciam continuar se divertindo. Quem não estava participando dos jogos, ficou nas mesas bebendo e conversando (em inglês, ufa!).
E com isso tudo, percebi o quanto é bacana poder trabalhar sem ter o "laboratório inimigo". Na verdade, muitos professores aqui frequentemente trabalham juntos e todas as vezes que recebemos convites de outros laboratórios do instituto para algum tipo de apresentação, seja de um novo projeto, tese ou mesmo por ter um professor visitante, basicamente nossa orientadora nos "re-convida", leia-se obriga, a prestigiar tal evento. Enfim, que venha a festa de outono. E a de inverno. Tschüss!

Nenhum comentário:

Postar um comentário