Visitante número:

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Roma e Vaticano


Em Veneza, fomos para a estação de trem comprar nosso ticket para Roma. Era tarde e não tínhamos local pra ficar ainda, então não tivemos muito que pensar e pagamos o preço por isso, pagamos 80 euros por pessoa, e sim, é muito caro! Pagamos menos da metade no caminho de volta só por comprarmos trecho por trecho pelo trem regional. Pelo menos a viagem foi rápida e tinha internet no trem, conseguimos encontrar um “Bed&Breakfast” super em conta com ranking "soberbo" no Booking.com (RomAntica). Mas não conseguimos fazer reserva, então resolvemos ligar quando chegássemos em Roma. Claro que o recepcionista não falava inglês e nem meu namorado e nem eu conseguíamos entender o que ele falava e nem nos fazer entender, aí o funcionário do trem passou e demos o celular pra ele já desesperados!! Foi nossa salvação, pois já eram 23h e mais de 80% dos hotéis já estavam reservados!!
Quando deu tudo certo o funcionário explicou pra gente como chegar lá e mandou a gente se apressar, pois 23h30 é o último horário de metrô (como assim, achei que a cidade fosse super turística!), e teríamos que fazer conexão! Estávamos na estação Pirâmide, e juro que fiquei com medo. A estação é gigante com corredores longos, estava completamente vazia com exceção de algumas pessoas com saco de dormir pelo corredor, e o medo de ser assaltada (brasileira, e nem vem que a Itália não tá tudo isso no sentido segurança) era predominante! Trocamos em Roma Termini e fomos sentido Octaviano, quando saímos vi os muros do Vaticano, meu joelhos até amoleceram!! Andamos poucas quadras e o casal dono no B&B estava na calçada esperando a gente chegar, estavam preocupados com a gente e fizeram toda linguagem de sinal possível pra explicar tudo, e naquele momento entendi porque a classificação deles é tão alta! É basicamente um apartamento com 3 ou 4 quartos e só os dois trabalhando lá, além de uma moça que vai para limpar o lugar todos os dias. E o atendimento é sensacional! Super recomendo!.

Coliseu.
Coliseu.
Dia 1: tomamos café e pegamos metrô direto pro Coliseu. Ficamos quase 1 hora na fila, mas valeu a pena. Compramos o ticket combinado para o Fórum Romano, porém se fosse hoje faria diferente: geralmente todo mundo vai pela manhã nas principais atrações turísticas, e a fila no Fórum Romano é MUITO menor, valeria a pena ir primeiro lá e também comprar ticket combinado para Coliseu e economizado tempo na fila, mas tudo bem. Depois de visitar o Coliseu, passamos pelo Arco di Constantino e fomos almoçar. Quanto à comida, confesso que fiquei beeeem decepcionada, comer perto desses lugares turísticos geralmente significa pagar caro e geralmente a comida não é boa. Quando o preço é mais em conta, geralmente vem bem pouca comida e você precisa pedir algo mais. E na Itália geralmente come-se uma entrada e depois o prato principal, se você ficar com um ou outro, logo estará com fome de novo. E esquece, jamais vai ficar menos de 20 euros a refeição (para um casal). E para conseguir esse preço tem que ter paciência e procurar um pouco, ou vai custar muito mais! E sério, pagar mais que 8 euros em um prato pequeno de penne com pesto é muito desaforo!



Arco di Constantino.


Depois de almoçar voltamos para visitar o Palatino e Fórum Romano. É enorme, e custa bastante tempo de caminhada e fotos que você não entende muito bem o que poderia ser aquilo (em ruínas). Mas nem por isso você deixa de perceber a majestade e organização das construções de séculos antes de Cristo! É impressionante!

Palatino

Palatino.
Palatino.



Palatino.

Tempio di Romolo.

Tempio di Antonino e Faustina.
Foro Romano.
Foro Romano.

Saímos de lá exaustos e voltamos para o hotel para tomar um banho e descansar um pouco. Aproveitamos que estávamos do lado do Vaticano e saímos sem rumo pelas ruas. Ao chegar em frente à Basílica de São Pedro, fui arrepiando toda. Juro que chorei um pouco, mas é emocionante chegar em frente ao lugar dos seus sonhos, sem contar que o lugar emana espiritualidade!


Basílica de São Pedro.


Basílica de São Pedro.
Emoção à flor da pele!

De lá caminhamos de volta para o centro de Roma, passamos pelo Castelo de Sant'Angelo, construído em 139 d.C. para ser um mausoléu do imperador romano, que acabou virando uma fortaleza e, por fim, propriedade papal, com o famoso corredor que o liga até o Vaticano! Sem querer encontramos uma feirinha noturna com comida, livros, souvenires, etc., olhamos tudo com calma, compramos uma cerveja (italiana!) e sentamos no parapeito do Rio Tibre com vista para o castelo e a basílica ao fundo. Ah, e tinha um moço tocando jazz com uma placa em frente “preciso de dinheiro para consertar minha máquina do tempo e voltar para os anos 50”. Aliás, o que tem de músicos pela cidade, gente tocando instrumentos, fazendo qualquer coisa por um trocado é fora do sério. No metrô pela manhã tinha até um menino tocando Michel Teló! Continuamos caminhando pelo centro onde comi o pior Spaguetti a carbonara da minha vida, acho que foi feito um dia antes e ele colocou rapidinho no micro-ondas pra me servir!

Castelo Sant'Angelo.
Vista do Rio Tibre e do domo da basílica.

Dia 2: após café da manhã: VATICANO! Quase caímos no conto dos “guias” de viagem para furar a fila de tudo (as filas na Itália desanimam qualquer turista que não tenha coragem de acordar 7 horas da manhã para reservar seu primeiro lugar na fila – e desculpa, de férias acordando cedo? Nem morta!). Eles te oferecem Basílica + Museu do Vaticano sem fila por 40 euros por pessoa, sendo que a basílica é de graça e pagaríamos 32 euros pelo museu (para nós dois – também sem fila)! No site você pode comprar seu ticket com reserva de horário, e por mais 4 euros você corta fila, mas como era só com cartão de crédito, ficou impossível pra gente. Porém, dentro da basílica, tem um balcão que você também pode comprar pelo mesmo preço do site e também furando fila, mas lá é só no dinheiro!! Fiquei mega feliz!!! Pois juro que não teria coragem de enfrentar duas filar gigantescas no mesmo dia. A fila da basílica me surpreendeu, apesar de estar cruzando a praça inteeeira, durou apenas 25 minutos, só tem que ficar esperto com um povo folgado querendo entrar na sua frente toda hora, às vezes famílias inteiras!! Primeiro você passa pelo sistema de segurança e depois pelo controle, e não adianta, calor ou não, vá com roupas apropriadas, nada de mini shorts ou camiseta regata, leve lenços, se esquecer sempre tem alguém em volta vendendo! 
Basílica de São Pedro.
A basílica é linda! A mais linda que já vi na vida! Depois de ficar vários minutos boquiaberta olhando tudo em volta, finalmente comecei a prestar atenção nos detalhes. A primeira coisa que você vê é a famosa escultura de Michelângelo: Pietà. Continuando pela direita, está o túmulo do nosso peregrino do amor: o Santo Papa João Paulo II. E próximo do altar a esquerda tem uma escadaria para ver também o túmulo de vários outros papas. Mas sério, lá descobri que os italianos não falam inglês, mas mesmo que não entendam, eles fingem que entendem e respondem qualquer coisa. Queria saber como chegar no túmulo dos papas, depois onde estava o túmulo do João Paulo II que não estava no andar inferior com os outros papas, eu não percebi que estava logo do lado da entrada, e fiquei indo de um lado pro outro que nem tonta perguntando para todos os seguranças o caminho e cada um respondia alguma coisa completamente diferente! Só não me importei muito porque apesar de tudo, estava dentro da Basílica de São Pedro. Tem como ficar de mau humor num lugar desse?!

Pietà, de Michelangelo.
Altar da Basílica de São Pedro.

Túmulo do Santo Papa João Paulo II.
Abrimos mão de subir no domo, a fila estava ainda maior que para entrar na basílica! Fomos almoçar e voltamos para ver o museu – lotado! Apesar de não ter que enfrentar a fila, lá dentro não tivemos oportunidade de apreciar nada, você vai sendo levado pela multidão! Mas tudo bem, porque meu objetivo era chegar na Capela Sistina! Por favor, faça um favor a si mesmo e aprecie tudo em silêncio! 3 em 3 minutos os seguranças precisam pedir silêncio de novo e de novo, porque claro que ninguém respeita. E não pode tirar fotos! E se te pegarem, vão fazer você apagar. Ninguém precisa passar por essa humilhação, tem placas em todo lugar falando que é proibido, então não adianta falar que não sabia. Apesar dos seguranças parecerem meio mal humorados, arrisquei perguntar a um deles onde saia a fumaça após a escolha do papa, e ele me mostrou o lugar de super bom grado, em uma das janelas. Infelizmente não tem nada explicativo sobre isso, então me recusei a sair de lá sem a informação.

Museu do Vaticano.

Escadaria da saída do Museu do Vaticano.
Ao sair do museu, pegamos o metrô para Babieri para ver a Fontana di Trevi, ao invés de irmos pela avenida, nos arriscamos pelas ruazinhas antigas e estreitas com comércio e restaurantes super fofos! Infelizmente a Fontana di Trevi estava sendo restaurada e não pudemos jogar nossa moeda de costas pedindo para voltar à Roma. Mas ainda assim me surpreendi pelo tamanho dela, muito maior que imaginava!  Continuamos caminhando sentido Pantheon (lindo, enorme e muito antigo!), lá dentro está a tumba de Rafael! A igreja mais singular que vi na vida, não sei como descrever melhor.

Pantheon


Continuamos caminhando até a Piazza de Novona. De lá chegamos de novo no Castelo de Santo Ângelo e caminhamos beira rio, passando pelo Mausoléu de Augusto até que chegamos na Piazza del Popolo. Seguimos pela avenida principal de Roma, a via del Corso até a estação Spagna e voltamos para o hotel. Saímos depois do banho para comer pizza e tomar gelato ao lado do Vaticano, um lugar chamado Old Bridge, super recomendado pelo TripAdvisor que tinha uma fila gigante, e realmente, uma delícia!

Dia 3: arrumamos as coisas e, depois do café da manhã, fizemos check out, mas deixamos nossas coisas lá para voltar ao Vaticano para a audiência com o papa. Mudaram o lugar (não foi na praça S. Pedro) e achei que tivesse sido cancelada, mas vi no site que aconteceria normalmente, e claro, os italianos são ótimos para dar informações em inglês, então ficamos que nem bobos indo pra lá e pra cá. Mas finalmente encontramos uma aglomeração e fomos mais perto e, depois de 3 horas e vários momentos em que quase fomos embora, finalmente VIMOS O PAPA!! Quando ele apareceu não tive chance nenhuma, todo mundo ficou enlouquecido e fiquei desesperada pulando e tentando me enfiar entre as pessoas, não acreditava que tinha esperado tanto tempo e não ia conseguir nem vê-lo de longe! Mas finalmente ele foi para o outro lado e abriu uma fresta onde eu estava e uma senhora deve ter ficado com pena e me puxou para eu vê-lo também, fiquei tão emocionada que aí que chorei de verdade, gente, ele é lindo! A mesma senhora que me puxou também estava emocionada, e me abraçou enquanto a gente via ele se afastando, parecia o amor dele sendo transferido para as pessoas em volta... Roma não poderia ter sido mais perfeita! 

Papa Francisco.
Voltamos para buscar nossas coisas, nos despedimos do casal do hotel e fomos almoçar. Então seguimos para Roma Termini e compramos ticket para Firenze (Florença) – por 20 euros por pessoa, bem mais em conta! Foram 4 horas de viagem, de lá seguiríamos para Verona, mas então decidimos dormir um dia lá e continuar no dia seguinte. Decisão feliz que eu continuo no próximo post!

2 comentários:

  1. Ler o teu post foi lindo pra mim. Conheço essa cidade, como eles gostam de dizer, "come le mine tasche", (como meu bolso). Revi os "vicchi" sujos e fedorentos, mas que te levam a praças ou monumentos de beleza indescritível. Quando cheguei em Roma, recem-laureada, fui correndo al Vaticano. Ah!!! A Pieta!!!!, naquele tempo não tinha vidro na frente e eu pude tocar-la. Estudei cada pequeno detalhe do seu mármore. Voltei lá todos os dias por uma semana, fiz diversos estudos sobre as mãos e as veias, sobre a dobra natural do "tecido" e da expressão dos rostos. Depois Museu Vaticano e ali fiquei decepcionada. É lindo, os tapetes, os quadros, a escrita saída Kkkkkkkkk. O que me decepcionou foi a Capela Cistina. Primeiro porque não tem condição de parar lá dentro, coloque a cabeça pra traz, olhos pro Alto e caminhe, não tem tempo para admirar o afresco e por último, pobre de mim, tendo estudado, nos livros, cada pequeno detalhe daquela pintura fiquei desiludida. A fama é tão grande que eu esperava que fosse grande como um campo de futebol Kkkkkkkkk.
    Vivi naquela cidade por 8 anos, minha filha é romana, meu coração é romano, renovo meu passaporte a Roma, esteja aonde estiver no mundo. Volto lá, não poderia não voltar. Amo Roma como que ama uma amante, é tão perfeita na sua imperfeição, sabe te dar tudo o que desejas mas não se pode viver com ela. Voltarei sempre, para vê-la, para depois nos separar. Hoje, "grazie a te" voltei a caminhar nas suas estradas, mesmo estando na minha cozinha no nrw. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que bacana!! Foi minha primeira vez em Roma e na Itália! Espero que eu consiga voltar, ainda sem ter jogado a moedinha na Fontana di Trevi! Rss... li que o vidro da Pietà foi colocado depois de um maluco tentar destruir, não foi? Uma pena, vi a réplica no museu também, mas não é a mesma coisa.... também achei que a Capela Sistina fosse maior, mas não me decepcionei com tamanha beleza do afresco, é lindo demais!! Eu quero voltar fora de temporada turística (apesar de ser turística ano todo, mas agosto deve ser o pior mês), e com mais tempo de descobrir bons restaurantes e lugares onde os próprios romanos gostem de frequentar além de turistas!! Obrigada pela visita, quem sabe mais pra frente você não lê outro relato sobre Roma! Ainda tenho muuuito o que conhecer por lá!! ;)

      Excluir